sexta-feira, 30 de novembro de 2012

New Road N10, o lançamento da Neobus

A indústria de ônibus no Brasil é uma das mais respeitadas em todo o mundo. São soluções de diversos tipos, que vão desde como oferecer luxo ao passageiro até como fazer um veículo que consiga superar áreas alagadas.
Nesta quinta-feira, dia 29 de novembro, a Neobus fez sua parte e deu uma importante contribuição para que o posto de credibilidade da indústria nacional de ônibus se mantenha. E muito mais que isso, promete com o veículo agitar um segmento que é promissor, mas que hoje tem a participação de poucas empresas. Trata-se do rodoviário de médias e longas distâncias.
A encarroçadora gaúcha, de apenas 12 anos de existência, apresentou o Neobus New Road N10.
O design do ônibus chama a atenção pelo ar de modernidade, algo cada vez mais levado em conta por frotistas e passageiros. O desenho remete a modelos internacionais, em especial da Europa, mas com identidade própria, não fugindo inclusive de algumas características de outros veículos da marca.
Todo conjunto óptico é em LED, na parte da frente a “testa negra” dá um ar de robustez e a carroceria tem desenho limpo, com poucos vincos.
Em todas as versões as áreas envidraçadas são generosas e há a opção de para-brisa inteiriço, o que aumenta a visibilidade e o requinte.

New Road N10, a aposta da Neobus para o mercado rodoviário

Por dentro, até mesmo nas versões mais simples o ar de requinte continua. As luzes do ambiente são personalizadas e as poltronas são largas e ergonômicas, ajustando-se ao corpo. Nas versões topo de linha, o passageiro conta com monitores de TV individuais e fones de ouvido com diversos canais. Há também o piso que imita madeira, dando ainda mais sofisticação. As luzes indiretas deixam o ambiente mais agradável.
As inovações, no entanto, não são apenas estéticas.
Em relação à manutenção, uma das novidades é o estepe que se encontra na parte dianteira em uma gaveta basculante, facilitando a troca de pneus.
O sistema de assistência hidráulica foi simplificado e as peças de reposição foram padronizadas para deixar o trabalho mais simples e diminuir os custos.
O motorista conta com um posto de trabalho com melhor ergonomia. O computador de bordo com tela sensível ao toque é fácil para ser manipulado e traz as principais informações em tempo real de desempenho e da parte mecânica.
Também há para o condutor uma geladeira exclusiva, o que ajuda em viagens mais longas.

A traseira recebeu um conjunto óptico com design inspirado na Europa

Foram apresentadas duas versões do modelo: New Road 360 e New Road 380.
Os chassis podem ser com dois ou três eixos. No evento de apresentação, havia modelos sobre plataformas da Mercedes Benz, Scania, Volvo, MAN-Volkswagen e o mais recente Iveco, ainda a ser comercializado.
A relação entre o chassi e a carroceria no que diz respeito ao cumprimento das normas de redução à poluição com base nos padrões internacionais Euro V foi uma das principais preocupações. Para atingir as metas de restrição, algumas montadoras optara pelo sistema de redução catalítica seletiva, com o fluido ARLA 32 que precisa de um tanque especial. Assim, foi necessária uma carroceria mais leve e com espaço para este reservatório.
Quanto à segurança, o projeto foi desenvolvido atendendo à mais rigorosa norma de segurança, R66, versão 1, que exige validação do projeto através de cálculo estrutural por elementos finitos além dos testes práticos que envolvem teste de tombamento, teste de impacto frontal/lateral, teste de inclinação máxima lateral e teste de célula de sobrevivência. O maior desafio da engenharia no desenvolvimento do projeto New Road N10 foi atender a todos quesitos de segurança, sendo um carro robusto, o mais leve da categoria e atender a lei da balança.

Versão trucada do New Road 380, encarroçada pela Mercedes-Benz

As poltronas do New Road N10 foram desenvolvidas através de estudos de ergonomia e resistência estrutural trazendo grande conforto, robustez e leveza, proporcionando a maior largura do mercado. As poltronas atendem às normas nacionais e internacionais de segurança. Oferece de série, cintos de segurança duas pontas retráteis – com opção de 3 pontos retratéis, e revestimento traseiro impermeável. As espumas são de múltiplas densidades e contam, como opcional, com apoio de cabeça em Viscolatex, uma espuma desenvolvida exclusivamente para este produto.
O porta-pacotes tem desenho limpo, sem suportes aparentes, com pega-mão integrado e com porta-focos de alta tecnologia em Led e direcionais, onde o acionamento se dá por toque, eliminando totalmente os botões. Traz o aviso de WC ocupado em cada foco e conta com opção de controles individuais de volume. A iluminação é indireta em Led SMD, incorporada ao porta pacotes e ainda conta, como item de serie, com sistema de cromoterapia, onde pode-se escolher entre 256 cores disponíveis, além do modo automático onde há variação de forma suave, trazendo uma sensação única aos passageiros. A Neobus, aliás, é pioneira ao incorporar a cromoterapia em seus produtos.
O sistema de mídia para o passageiro pode ser com monitores individuais incorporados à poltrona, no porta pacotes retrátil tipo avião ou ainda o tradicional monitor junto ao teto. Conta com um monitor de 22 polegadas integrado à parede de separação desenvolvida com formato curvo para a frente do veiculo. Isso garante uma perfeita visualização do monitor dianteiro mesmo nas primeiras poltronas, transmitindo uma sensação de robustez, segurança e amplitude.

O interior do New Road apresenta muito conforto e ampla iluminação

Características básicas da carroceria
Largura: 2600mm
Comprimentos: 12000mm, 12500mm, 13100mm, 14000mm e 15000mm
Altura da carroceria: New Road 360-3600mm/New Road 380-3800mm
Altura interna: 1950mm
Altura do bagageiro: New Road 360-1050mm/New Road 380-1200mm
Largura da poltrona: 1065mm

Nenhum comentário:

Postar um comentário